segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Diabetes e os Distúrbios do Sono


Já está provado cientificamente que o sono é fundamental para o funcionamento do organismo e que os distúrbios do sono podem causar desde problemas à saúde, de relacionamento e profissionais até acidentes graves.

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, 40% dos brasileiros não têm um sono restaurador e apresentam cansaço no decorrer do dia. "A qualidade do sono é tão importante quanto à qualidade da alimentação. Quando o sono é restaurador, acordamos com vitalidade, energia e motivação, explica o pneumologista e especialista em medicina do sono, Dr. Christiano Perin, de Porto Alegre. Segundo Dr. Perin, nos últimos anos, diversos trabalhos científicos têm mostrado uma forte ligação entre os distúrbios do sono e o diabetes.


"Sabe-se que a pessoa que não dorme bem apresenta alterações na produção de diversos hormônios e neurotransmissores que são liberados durante o sono, entre eles o cortisol, a melatonina e a leptina", afirma. Estas alterações hormonais favorecem o ganho de peso e o aumento dos níveis glicêmicos, por isso, salienta Dr. Perin, a recomendação para que todo o paciente diabético seja avaliado em relação ao seu sono durante a consulta médica. E, se necessário, que faça o exame de polissonografia (exame do sono). Conforme explica, o paciente que não dorme bem durante a noite tende a apresentar sonolência e cansaço durante o dia, irritabilidade, sintomas depressivos e perda de memória. "Por estar cansado durante o dia, ele não tem vontade de se exercitar e assim fica obeso com mais facilidade", destaca.


Para o especialista, os estudos têm demonstrado que o tratamento dos distúrbios do sono pode diminuir a glicemia de jejum e facilitar o controle a longo prazo do diabetes. Além disso, reduz a incidência de doenças cardiovasculares e hipertensão, que são duas doenças frequentemente observadas em pacientes com diabetes. Dentre os distúrbios do sono, o médico diz que o mais comumente encontrado em pacientes com diabetes é a apneia obstrutiva do sono, que está presente em mais de 50% dos casos.


A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por paradas respiratórias durante o sono e ronco, sendo que a grande maioria das pessoas que tem este problema não suspeita do mesmo enunca procurou ajuda médica. Dr. Perin ressalta que as principais medidas para prevenir a apneia do sono são manter um peso normal, realizar atividade física, não ingerir bebidas alcoólicas à noite ou remédios para dormir e evitar dormir de barriga para cima.


Hipoglicemia durante o sono

Existe um tipo peculiar de hipoglicemia é diminuição do nível de glicose no sangue, com taxa de 60mg/dl” que ocorre somente durante o sono. Na maioria das vezes, ela não é detectada,mas alguns sinais e sintomas podem ser vistos com atenção, tais como: acordar com mau humor, dor de cabeça, pele fria, úmida, e mal-estar não explicável, com glicosúria negativa e cetonúria leve, com glicemias normais e baixo rendimento no trabalho ou no estudo. Um sono com pesadelos ou sonhar com comidas também pode ser um aviso de que alguma coisa não está bem.

O que fazer?
Antes de dormir verifique suas glicemias e, se possível, 2 ou 3 vezes por semana, entre 3 e 4h da manhã. Quando acordar à noite, sem aqueles sintomas descritos na hipoglicemia leve, mas com inquietação, insônia, falta de ar ou dor de cabeça, faça o teste de sangue, pois pode ser Hipo. Se os sintomas não se manifestarem repetidamente, tome medidas para evitá-los, diminuindo a insulina noturna ou aumentando o lanche antes de dormir, ou mesmo transferindo o horário dos exercícios físicos da tarde ou da noite para o turno da manhã.

Importante
A hipoglicemia ocorre devido a várias manifestações, principalmente quando há atraso nas refeições ou o diabético não ingere quantidade suficiente de alimentos prescritos na sua dieta,faz exercícios em excesso ou incomuns sem compensação alimentar por meio de um lanche extra, usa insulina ou medicamentos hipoglicemiante oral ou em excesso, usa mais de uma ou 2 doses de bebidas alcoólicas, tem gastroparesia (esvaziamento do estômago causado por um tipo de neuropatia diabética), usa insulina de ação rápida (Regular, R ou Humalog) antes das refeições ou perde alimentos, seja por vômitos ou diarréia.

Sintomas
Fique atento para os sinais e sintomas da hipoglicemia:
  • Suores, tonturas, palpitações, tremores e palidezâ.
  • Formigamento ao redor da boca e da língua, perda de consciência
  • Sensação de fraqueza ou de fome
  • Dificuldade em se concentrar, sonolência ou desorientação
  • Pele fria, pálida e úmida
  • Dor de cabeça, instabilidade ou depressão
  • Visão turva, dupla ou com manchas brancas
  • Mudança de conduta, parecendo estar alcoolizado

Fonte: Farma Mellitus

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Poder do Sono


Como adultos, o sono desempenha um papel importante em nossa rotina diária. Falta de sono pode promover estresse, fome e contribuir para menos exercício. Saiba quantas horas de sono você deve ter para se manter saudável e alguns truques simples para estabelecer uma rotina relaxante.


Assim como as crianças, um cochilo é a última coisa que gostaríamos em nossos dias. Mas agora adultos, nós devemos começar a repensar esse argumento. A falta de sono contribui para o estresse, fome e cansaço durante o dia.


Sono e Trabalho
O sono representa uma boa parte do gerenciamento do stress relacionado ao trabalho. De fato, 38 por cento dos trabalhadores experimentam a fadiga, de acordo com o Journal of Occupational and Environmental Medicine. Dormir sete horas de sono durante a semana e nove horas no fim de semana. A dose apropriada pode ajudá-lo a estar mais alerta, criativo, organizado, resolver problemas melhor e ajudar com a perda de memória.


Sono e Fome
Há um laço grande entre o quanto nós comemos e quanto dormimos. Receber uma quantidade adequada de sono a cada noite estabiliza o açúcar no sangue para controlar a ansiedade. Quando você não dorme o suficiente, os níveis de leptina são reduzidos e os níveis de grelina são aumentados. Grelina, que é produzido no trato gastrointestinal, estimula o apetite, enquanto que a leptina, produzido nas células adiposas, envia um sinal para o cérebro quando você está cheio. Você também pode ter uma forte preferência por alimentos altamente calóricos, gorduras e doces.


Meridan sugere manter uma dieta saudável e comer alimentos ricos em triptofano, antes de dormir, que criam a serotonina, o neurotransmissor que diminui o tráfego pelos nervos e relaxa o cérebro. Estes incluem leite, queijo, ovos, iogurte, frango, peru, amendoim ou bananas.


Sono e Exercício
Um estudo da Stanford University Medical School descobriu que os homens e mulheres de 50-74 anos de idade, que praticam exercícios pelo menos quatro vezes por semana, dormiram 15 minutos mais cedo e 45 minutos a mais. Nós sabemos que atividade física diária pode resultar em uma vida mais longa e saudável. Mas também sabemos que isso impacta positivamente no seu sono. Meridan sugere de 30 minutos a uma hora de exercício diário.

Dicas e Truques de sono

Leva tempo para atingir um padrão de sono perfeito. Além de exercícios e alimentação inteligente, Meridan oferece estas dicas úteis:


• Desligue-se do trabalho à noite
• Evite programas violentos na televisão antes de dormir
• Relaxe uma hora antes de dormir
• Tome um banho ou ducha quente
• Durma em um quarto fresco e escuro
Certifique-se de fazer algum exercício, comer alimentos adequados antes de dormir e ter tempo para relaxar. Durma bem!



Fonte: Cooper TP

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A importância da fisioterapia respiratória para as crianças


Por que as crianças precisam de fisioterapia respiratória tão precocemente?
A crescente incidência de enfermidades respiratórias infantis está ligada em parte a evolução de germes responsáveis pelas infecções respiratórias e ao predomínio de infecções virais sobre as infecções bacterianas, e a outra parte a um conjunto de fatores ambientais que associam os hábitos de vida e poluição do ar. Devido as particularidades do sistema respiratório e a predisposição genética, as crianças estão sempre susceptíveis a infecções respiratórias. As mais comuns são a bronquiolite e as pneumonias. Diversas doenças são responsáveis por um acúmulo de secreções bronquiais, sendo necessário recorrer a intervenção da fisioterapia respiratória cujo objetivo fundamental é remover as secreções bronquiais e expandir os pulmões.


Por que a tosse é tão importante?
Porque é através deste fluxo expiratório com velocidade alta que as secreções caminham na via aérea até chegarem na cavidade oral para serem removidas ou expectoradas.


Se a criança não consegue tossir, como o fisioterapeuta avalia o resultado da sua intervenção?
A traquéia é cheia de receptores de tosse, pequenos estímulos nesta região provocam tosse espontânea, assim como um tracionamento no lóbulo da orelha também. Mas, ás vezes, é necessário utilizar de técnicas de desobstrução invasivas como aspiração de secreções traqueais. E novamente utilizando o estetoscópio ele reavaliará a modificação da ausculta pulmonar, ou seja, o aparecimento dos sons respiratórios normais.


Quando a fisioterapia respiratória está contra indicada em crianças?
Quando as crianças estão com temperaturas corporais baixas, em instabilidade cardíacas, qdo possuem pneumotórax( ar na cavidade pleural) sem drenagem adequada, e na presença de secreções sanguinolentas, sem que se tenha conhecimento da origem do sangramento.


Quais os procedimentos o fisioterapeuta respiratório deve realizar antes de realizar a intervenção em uma criança?
A programação da intervenção fisioterapêutica deve ser realizada nos intervalos das mamadas ou alimentação, ou pelo menos uma hora depois. Se a criança possui Sonda para alimentação nasogástrica, deve-se aspirar o conteúdo gástrico.
As crianças devem ser monitoradas antes, durante e depois do procedimento do fisioterapeuta.
A vigilância deverá ser redobrada se a criança estiver em uso de tubos traqueais, sondas gástricas, acessos venosos.
O período de sono deverá ser respeitado , sempre que possível.



Qual a importância de um bom posicionamento da criança?
A colocação da criança em um posicionamento ideal com a cabeceira mais elevada pode evitar o risco de refluxo gastresofágico e facilitar uma melhor sincronia da respiração. Entretanto a criança não pode ser mantida em apenas uma posição, deverá ser colocada deitada de ambos os lados para evitar a formação de locais de maior pressão na pele e para favorecer uma alternância de ventilação das áreas do pulmão. O conforto da criança é também essencial.


 A Fisioterapia Respiratória pode auxiliar no uso de medicamentos inalatórios?
Os medicamentos administrados através da respiração (Terapia Inalatória) são utilizados freqüentemente em crianças com problemas respiratórios. A escolha desta forma de aplicação é devido seu efeito direto no pulmão, órgão onde se localiza o problema, e pela redução do efeito sistêmico do medicamento. A inalação ou nebulização é mais eficaz quando é realizada através da boca.


Quanto maior o volume de ar inspirado, maior será a quantidade de medicamento ofertada aos pulmões. Para realizarmos uma nebulização correta devemos inspirar profundamente e de forma bem lenta para que a mistura do fármaco e ar chegue até a periferia dos pulmões. O Fisioterapeuta respiratório, através de exercícios respiratórios específicos pode favorecer o aumento do volume inspirado, bem como realizar inspirações lentas e profundas e potencializar a ação do medicamento inalado.


Quais serão as crianças beneficiadas pela Fisioterapia Respiratória?
Atualmente existem varias áreas de assistência da Fisioterapia Respiratória, contempladas dentro de um novo modelo de promoção da saúde. O Fisioterapeuta Respiratório atua na prevenção e no tratamento de doenças. Crianças com doenças respiratórias, tais como; asma, bronquite, pneumonias, rinites, fibrose cística, doenças neuromusculares, síndromes genéticas dentre outras, ou mesmo questões mais simples, como algumas crianças que respiram de forma errada. Vale ressaltar quanto mais precoce estas crianças começarem o tratamento com o fisioterapeuta melhor serão os resultados percebidos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CPAP Tango + Máscara nasal Meridian- Resmed


CPAP C-Series Tango da ResMed combina a funcionalidade tradicional do CPAP com a qualidade e confiabilidade superiores da ResMed.


Preço acessível. Trata a SAOS em casa. Silencioso e fácil de usar.
Pressão: 4-20 cm H2O, Rampa: 0-45min, Bivolt Automático, Umidificador opcional,
Peso: 1,1 Kg,
Dimensões: 21,5 cm x 18,9 cm x 11,4 cm (Alt x Larg x Prof), Ruído: < 30 dBa
Fabricante: Resmed
Garantia: 1 ano


Máscara Nasal Meridian, oferece a confiabilidade que se pode esperar de um produto ResMed, para uma terapia confortável e eficaz, em que os pacientes podem confiar.

Veja mais produtos para distúrbios, disfunções respiratórias e muito mais no site www.physicalcare.com.br

 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CPAP Pro M series C- Flex - Philips Respironics






Características: O CPAP PRO M Series com C-Flex é um dispositivo de emissão de pressão positiva contínua para o tratamento da Apnéia Obstrutiva do Sono. Uma ótima relação custo/benefício. Agora com novo design compacto e elegante, leve, bastante silencioso e fácil de operar.

Possui capacidade Encore Pro SmartCard para a adesão básica e relatórios, controles leves e visor de fácil leitura. Sistema de rampa que aumenta a pressão progressivamente durante um período de tempo determinado (0 a 45) para facilitar o início do sono do paciente. Pode ser interligado a um umidificador aquecido, o que melhora seu tratamento evitando ressecamento e congestão das vias aéreas superiores.

Uma reclamação típica do usuário do CPAP é o desconforto ou mesmo a dificuldade de expirar contra a pressão positiva contínua. O CPAP PRO com C-Flex foi projetado para eliminar esta barreira. O C-Flex é uma configuração de conforto que melhora o CPAP tradicional por reduzir a pressão no início da expiração e retornar a pressão terapêutica no final desta expiração, tornando a terapia mais natural e muito mais confortável.
Pressão: 4-20 cm H2O, Rampa: 0-45min, Bivolt Automático, Umidificador opcional.
Peso: 1Kg
Dimensões: 19 cm x 12,4 cm x 7,9 cm (Alt x Larg x Prof), Ruído: < 30 dBa
Fabricante: Respironics
Garantia: 2 anos



Conteúdo:- Bolsa para transporte
- Manuais
- Traquéia
- Filtros
- SmartCard
- Cabo de força


Entre em contato conosco no site www.physicalcare.com.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pressão alta causa distúrbio do sono em crianças


As crianças com pressão alta podem sofrer problemas de sono que dificultam o desenvolvimento mental e físico, segundo um estudo americano divulgado neste sábado. O estudo, realizado por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas, determinou que quase 60% das crianças com pressão alta sofriam distúrbios de respiração durante o sono.


Este problema, conhecido como Distúrbio Respiratório do Sono (SDB, em inglês), se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias, que em alguns casos é completa (apnéia), parcial (hipopnéia), ou períodos mais longos de deslocamento insuficiente do ar (hipoventilação obstrutiva).


Segundo Alisa Acosta, autora principal do estudo e especialista em hipertensão e doenças pediátricas, já se sabia que nas pessoas adultas existe uma relação entre a pressão sanguínea e a apnéia obstrutiva.
Nos casos de apnéia obstrutiva, as vias respiratórias bloqueiam total ou parcialmente. Isto provoca breves períodos de falta de respiração seguidos por tentativas repentinas de retomá-la.


Este problema durante o sono tem como resultado longos períodos de fadiga diurna e uma redução da capacidade intelectual. "Precisávamos comprovar se o transtorno também ocorre na população infantil", afirmou.


"A SDB é importante, porque pode provocar inércia durante o dia, reduzir a capacidade de concentração, mal rendimento escolar, hiperatividade, baixa estatura e até maior pressão nos pulmões", disse Acosta.


Em geral, a incidência da SDB nas crianças é de 2%, mas 40% das crianças com as amídalas maiores que o normal sofrem do problema e nos obesos a incidência é de 46%.
Em comparação, o estudo indicou que 59% das crianças hipertensas com problemas de amídalas ou com excesso de peso sofriam de SDB.


"A hipertensão parece ser um fator de risco adicional para a SDB e é necessário fazer mais estudos para determinar a relação que existe entre ambos", explicou.

Fonte: terra.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jovem deve dormir mais para ajudar no desenvolvimento, diz especialista


Quem também dormiu pouco foi a equipe do Globo Repórter. O próprio repórter Alberto Gaspar acordou antes das 4h da manhã. Ainda não são nem 5h30. A equipe já está em Itapecerica da Serra, um município vizinho de São Paulo. Foi ao encontro de alguém que acorda e sai para trabalhar todos os dias neste horário, antes do amanhecer.


Alana Marques tem 17 anos. É estudante, rumo à faculdade, mas já trabalha como gente grande. Resultado: dorme bem menos do que gostaria. Antes das 6h, a movimentação já é intensa pela casa. O café da manhã é ligeiro. Ela revela que acorda todos os dias às 5h30. O café ainda é a refeição mais tranquila do dia. “É a que eu mais adoro”, diz Alana.

Hora de sair. O caminho é longo até o escritório. São 6h20. “Chego de madrugada e nem vejo a família”, conta a jovem. "Sexta é o dia que eu estou mais cansada. Acho que acumulou o sono de cada dia.”

A caminhada até o ponto inclui uma escadaria. Já amanheceu. Alana chega ao ponto às 6h45. Logo pega o ônibus. Dá para sentar, mas começa um demorado exercício de paciência. E isso só para cruzar uma parte da Zona Sul de São Paulo.

Agora, atenção: no reverso do fuso horário, o Globo Repórter vai conhecer o taxista Vanderlei Marques, que se despede da mulher e do filho. Só que a diferença, no caso de Vanderlei, é que o sol baixo não é de amanhecer: é de fim de tarde - ou de começo da jornada do trabalho dele com o taxi. "É por opção”, explica Vanderlei. “Faz dez anos.”

Enquanto o taxista dirige, há mais carro vindo do que indo. "Se eu deixar para sair de manhã, você não sai. Para chegar no centro, duas horas."

Vanderlei dorme de dia. Como será que ele se sente fisicamente? "Sou mal humorado. Sou um cara chato”, diz. "Tanto que, se eu pego um passageiro na hora em que eu saio de casa, eu não vou conversar muito. Se quiser assunto eu não vou conversar."

“Só eu que estou aqui fazendo muita pergunta”, brinca o repórter Alberto Gaspar.

Vanderlei segue a sua rotina, noite adentro. Ele volta para buscar Gaspar às 5h da manhã. O repórter sugere um cafezinho. Vanderlei conta que já tinha bebido outros quatro durante a noite. "Está batendo cansaço”, admite Vanderlei. "Vou para casa às 5h30, 6h."

A jornada estaria terminando, mas o Globo Repórter tem planos diferentes para Vanderlei. Ele vai dormir em outro lugar. O destino é o Instituto do Sono, onde ele vai descansar e passar por um teste.

Voltando a quem leva vida diurna, a viagem de ônibus da Alana já terminou. Ela diz que é sempre uma hora e meia de ônibus. Ela trabalha em um conjunto de escritórios. O expediente é das 8h30 às 17h. "Eu acho que no decorrer do dia a gente vai deixando um pouco o cansaço de lado", conta. "Pega o embalo e vai indo."

Começa a próxima etapa. Tome caminhada e tome ônibus. Na chegada ao colégio público, já é noite. Para jantar, só um salgado. Aproveita um tempinho antes das aulas para estudar um pouco. Há um ano e meio nessa toada, Alana se modificou. "Engordei! Eu não posso falar o quanto", ri.

Ganho de peso foi um dos sintomas relatados em um estudo da faculdade de saúde pública da Universidade de São Paulo, feito só com estudantes que dormem pouco porque também trabalham.

"Por ser o primeiro emprego, eles acabam querendo fazer mais”, explica a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Andréa Aparecida da Luz. "Na hora do lanche, eles acabam comendo cachorro quente, coxinha, pizza. Aí, quando chegam em casa, se dá tempo, se alimentam. Se não dá, vão direto para a cama."

"Eu chego em casa já querendo a minha cama”, reforça Alana. "Cheguei a dormir em sala de aula, algo que eu pensei que nunca iria acontecer.”

Gaspar pergunta para a turma quem já cochilou em aula. Todos levantam a mão. A resposta é a mesma quando o repórter pergunta quem trabalha durante o dia.

De volta à pesquisa sobre quem estuda, trabalha e dorme pouco: "Estresse, tem um desgaste físico e mental muito grande. Então eles se queixam bastante da rotina de trabalho e estudo como um desgaste”, diz Andréa.

Alana ainda tem cinco aulas. A turma tem um dia carregado, mas, quando questionados se pensam em parar de estudar, ficam em silêncio.

"O adolescente tem necessidade de mais sono", aponta Frida Marina Fisher, professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. “Os jovens, na puberdade, entre 11 e 12 anos, até mais ou menos 20 e 21 anos, têm um atraso do início da hora de dormir. A quantidade de horas também precisa aumentar nessa fase. Normalmente, os jovens dormem mais. Têm que dormir mais. Precisam dormir mais, porque eles estão em desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento, por exemplo, é liberado à noite. Então o sono é importantíssimo."

O hormônio não serve só para crescer. Protege os ossos, produz massa muscular e reduz a gordura do corpo. Ou seja: é fundamental também para adultos, como o Vanderlei.

Antes de dormir, no Instituto do Sono, depois de uma noite de trabalho, ele ainda passou por testes de reflexos, com um sinal luminoso. Uma plataforma avalia o equilíbrio. A meta é oscilar o mínimo possível. Só depois Vanderlei teve o tão esperado descanso. Ao acordar, repetiu os testes. No primeiro, quase não houve diferença.

“Do ponto de vista mental, ele estava bem antes e depois de dormir. Quando fizemos o teste da plataforma de equilíbrio, ele se desequilibrou e não teve uma boa resposta motora. Mas depois de dormir, teve basicamente 20% de recuperação", diz Marco Túlio de Melo, professor da Unifesp.

Segundo o pesquisador, depois de quase 22 horas sem dormir, o efeito é comparável a tomar cinco copos de vinho ou dez copos de cerveja.

Uma situação flagrada muitas vezes nas rodovias: motoristas com um típico sinal de embriaguez e certo desequilíbrio, mas que passam com louvor, limpos, pelo teste do bafômetro. Isso chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal, que pediu ajuda à ciência: como comprovar que alguém está bêbado de sono?

Assim surgiu a plataforma que parece uma balança, ainda em testes, que a polícia espera usar no futuro, como faz com o bafômetro.


Incentivador do projeto, o médico e inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Basílio, tem dúvidas sobre os números registrados nas rodovias federais: no ano passado, 276 mortes foram provocadas por sono ao volante. Só no primeiro semestre deste ano, mais 169 mortos. Ele acha que há muitos outros casos não identificados, por não haver sobreviventes ou certos sinais característicos.

“Geralmente não tem marca de frenagem, e, na maioria das vezes, o veículo tem uma trajetória retilínea tangenciando a rodovia. Vai saindo da pista até bater”, explica Basílio.

Vanderlei está se preparando para mais uma jornada noturna. É torcer para que ele, que batalha tanto pela família, não se esqueça de cuidar também de si mesmo, da própria saúde.

Acompanhamos a última parte da maratona diária de Alana. A saída da escola é às 23h. No ônibus, ainda longe da cama, sonhos que a menina revela: "Para agora, o que eu mais quero é passar no vestibular para entrar na faculdade no ano que vem.”

Depois de 0h, nas ruas desertas, já perto da casa dela, o repórter Alberto Gaspar se pergunta o que dizer para uma menina dessas, na despedida. “Vai dormir que está na hora”, conclui.



Fonte: Globo Repórter/ Assista ao vídeo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Globo Repórter investiga a qualidade do sono



Não perca hoje o Globo Repórter estará abordando o assunto do Sono.
O objetivo do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é entender o padrão do sono e do sonho dos brasileiros.


O Globo Repórter desta sexta-feira (14) vai mostrar por que tantas pessoas não dormem bem, e o que os especialistas recomendam para se ter a noite perfeita.


Para entender o padrão do sono e do sonho dos brasileiros, o Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está fazendo uma pesquisa pela internet. O objetivo principal é investigar a ocorrência dos sonhos lúcidos.


Sonhos lúcidos são aqueles em que sabemos que estamos sonhando. Algumas pessoas conseguem até mesmo controlar o que acontece durante esse período de consciência.


Para participar da pesquisa, basta responder a um questionário online. As 20 perguntas abordam questões como a frequência com que você se lembra dos seus sonhos e qual o tema mais recorrente neles.


Participe da Pesquisa.


Fonte: G1.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Hoje é o Dia do Fisioterapeuta


 Muitas pessoas se perguntam ainda... O que faz um Fisioterapeuta? Para que serve esta profissão? Realmente é importante?
 
 
O Fisioterapeuta é um profissional que devolve a independência as pessoas, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano, reabilita as mesmas para uma vida mais digna possível, mesmos com alguns obstáculos que só engrandecem a cada dia.

É o Fisioterapeuta é quem diz continue quando o paciente quer parar, quem diz não desista, quando o que ele mais quer é justamente desistir, quem diz sonhe, quando a vida já não dá mais combustível para isso, é também ele quem diz vá com calma, quando a vontade é de voar, quem diz devagar, quando a vontade é de sair correndo.

Ele é quem utiliza os movimentos para restituir movimentos, utiliza as mãos, a força da água, do calor, do frio, dos impulsos elétricos, das pequenas agulhadas para chegar a um benefício real e á reabilitação do paciente.

É das mãos do Fisioterapeuta que vem a cura de muitas doenças, é da energia de suas mãos que a vida de seus pacientes se transforma, é também delas que o sorriso volta ao rosto de pessoas que, por um acaso não tão feliz, desaprenderam o que era sorrir.
Uma coisa é certa, Fisioterapeutas não mudarão o mundo sozinhos, mas podem junto com outros profissionais, melhora-lo, é desse trabalho de equipe que saem os bons resultados, eles tratam o físico e consegue chegar até o psíquico, outros tratam o psíquico e chegam ao físico, e assim, cada um em sua especialidade, para o mesmo.

E para o dia do Fisioterapeuta, convido os caros colegas a estarem refletindo sobre o que cada um tem feito, ou esta contribuindo para que esta classe de profissionais seja unida e consequentemente ser mais reconhecida. Uma coisa é certa, sem união o caminho se torna difícil e complicado!

Parabéns a todos os Fisioterapeutas que escolheram esta profissão para ser um canal de cura, sorrisos, e muitas alegrias aos que precisam, seja dentro de um hospital, clínica, consultório ou domicílio.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sono da Beleza





Durante séculos o sono foi considerado um tempo perdido. Ele tinha a única função de repor as energias gastas no decorrer do dia. Foi somente nos últimos dez anos que o sono passou a ser estudado mais profundamente e a ciência começou a entender que o tempo gasto com o sono é essencial para a nossa saúde.

Uma noite bem dormida ajuda a manter o peso e a memória, fortalece o sistema imunológico, melhora a função do coração, facilita a criatividade e o aprendizado, além de estimular o raciocínio.

Não há dúvidas de que uma boa noite de sono faz bem e é necessária para nosso corpo e mente. E, existem fortes indícios de que a falta de sono pode afetar nossa beleza e poder de sedução.

Quando você não consegue dormir bem, além de ter grande chance de acordar com mau humor, sua aparência pode ficar menos atraente e menos saudável, de acordo com um estudo feito na Suécia.

Parece óbvio, mas os pesquisadores do Instituto Karolinska comprovaram cientificamente, pela primeira vez, que a qualidade do sono influencia muito nossa aparência, além da percepção de atração e saúde que as outras pessoas têm de nós. Os estudiosos acreditam que esta pesquisa é importante especialmente na nossa sociedade que funciona 24 horas por dia e que possui um número cada vez maior de pessoas que sofrem de distúrbios do sono, como a insônia.

Participaram do estudo 23 voluntários com idades entre 18 e 31 anos. Eles foram fotografados entre 14h e 15h em duas ocasiões, uma vez depois de uma noite de sono normal (8 horas dormindo) e uma vez depois de um período de privação de sono de 31 horas (o sono foi interrompido pelos pesquisadores várias vezes). Os fumantes foram excluídos da pesquisa e bebidas alcoólicas foram permitidas até dois dias antes do início do estudo.

As fotos das pessoas com sono normal e com falta de sono foram mostradas para voluntários observadores que não sabiam quem havia dormido bem ou não. Eles relatavam como percebiam os indivíduos das fotos: se eles estavam com expressão facial relaxada ou cansada, saudável ou abatida e atraente ou não atraente.

Os observadores julgaram as fotos das pessoas que dormiram mal como as menos atraentes e saudáveis em comparação com as que dormiram bem. Os estudiosos afirmaram que frequentemente nós conseguimos identificar sinais ínfimos na face do outro, em segundos, que nos indicam instintivamente se a pessoa está com um ar cansado ou não. E fazemos isso, geralmente, de forma inconsciente.

Estes dados nos dão boas notícias: o sono pode ser um grande aliado da mulher no quesito beleza. O "sono da beleza" deixou de ser mito, pois pode proporcionar efeitos embelezadores comprovados.

Dormir cerca de 8 horas por dia pode reduzir as rugas no rosto e no pescoço, e amenizar os traços de cansaço porque durante o sono a hidratação e o suor na pele tendem a ser maiores, o que suaviza as marcas de fadiga.

Fonte: Hype Science