sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pesquisa diz que sono faz crescer


Os cientistas finalmente confirmaram o que as avós já sabiam há tempos: os bebês de fato ficam mais altos depois de uma noite de sono. As descobertas de um primeiro estudo do tipo, que mede a relação entre o crescimento diário e o sono, mostra que as duas coisas são indissociavelmente ligadas.

Os resultados do estudo, publicado na revista "Sleep", mostraram o crescimento de crianças que dormiram 4,5 horas extras por dia (em média três sonecas a mais por dia) durante dois dias. A conclusão é que o estirão ocorre nas 48 horas do aumento de sono.

E quanto mais o sono do bebê aumenta, maior a probabilidade de crescimento. Os números mostram que a probabilidade de um bebê experimentar um surto de crescimento aumenta a uma média de 43% para cada episódio de sono adicional.

- Os resultados mostram que o crescimento não só acontece durante o sono como é influenciado por ele - diz Michelle Lampl, do departamento de antropologia da Emory University em Atlanta, Georgia.

Durante o estudo, 23 pais gravaram o sono diário das crianças, começando quando os bebês tinham, em média, 12 dias de vida. Entre quatro e 17 meses o crescimento dos bebês foi avaliado.

Os autores do estudo perceberam que a secreção do hormônio do crescimento aumentou depois que os bebês foram dormir e durante a fase de sono de ondas lentas.


- Isto abre outra porta para entendermos por que dormimos - disse Lampl.



Fonte: O Globo


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário