segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Diabetes e os Distúrbios do Sono


Já está provado cientificamente que o sono é fundamental para o funcionamento do organismo e que os distúrbios do sono podem causar desde problemas à saúde, de relacionamento e profissionais até acidentes graves.

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, 40% dos brasileiros não têm um sono restaurador e apresentam cansaço no decorrer do dia. "A qualidade do sono é tão importante quanto à qualidade da alimentação. Quando o sono é restaurador, acordamos com vitalidade, energia e motivação, explica o pneumologista e especialista em medicina do sono, Dr. Christiano Perin, de Porto Alegre. Segundo Dr. Perin, nos últimos anos, diversos trabalhos científicos têm mostrado uma forte ligação entre os distúrbios do sono e o diabetes.


"Sabe-se que a pessoa que não dorme bem apresenta alterações na produção de diversos hormônios e neurotransmissores que são liberados durante o sono, entre eles o cortisol, a melatonina e a leptina", afirma. Estas alterações hormonais favorecem o ganho de peso e o aumento dos níveis glicêmicos, por isso, salienta Dr. Perin, a recomendação para que todo o paciente diabético seja avaliado em relação ao seu sono durante a consulta médica. E, se necessário, que faça o exame de polissonografia (exame do sono). Conforme explica, o paciente que não dorme bem durante a noite tende a apresentar sonolência e cansaço durante o dia, irritabilidade, sintomas depressivos e perda de memória. "Por estar cansado durante o dia, ele não tem vontade de se exercitar e assim fica obeso com mais facilidade", destaca.


Para o especialista, os estudos têm demonstrado que o tratamento dos distúrbios do sono pode diminuir a glicemia de jejum e facilitar o controle a longo prazo do diabetes. Além disso, reduz a incidência de doenças cardiovasculares e hipertensão, que são duas doenças frequentemente observadas em pacientes com diabetes. Dentre os distúrbios do sono, o médico diz que o mais comumente encontrado em pacientes com diabetes é a apneia obstrutiva do sono, que está presente em mais de 50% dos casos.


A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por paradas respiratórias durante o sono e ronco, sendo que a grande maioria das pessoas que tem este problema não suspeita do mesmo enunca procurou ajuda médica. Dr. Perin ressalta que as principais medidas para prevenir a apneia do sono são manter um peso normal, realizar atividade física, não ingerir bebidas alcoólicas à noite ou remédios para dormir e evitar dormir de barriga para cima.


Hipoglicemia durante o sono

Existe um tipo peculiar de hipoglicemia é diminuição do nível de glicose no sangue, com taxa de 60mg/dl” que ocorre somente durante o sono. Na maioria das vezes, ela não é detectada,mas alguns sinais e sintomas podem ser vistos com atenção, tais como: acordar com mau humor, dor de cabeça, pele fria, úmida, e mal-estar não explicável, com glicosúria negativa e cetonúria leve, com glicemias normais e baixo rendimento no trabalho ou no estudo. Um sono com pesadelos ou sonhar com comidas também pode ser um aviso de que alguma coisa não está bem.

O que fazer?
Antes de dormir verifique suas glicemias e, se possível, 2 ou 3 vezes por semana, entre 3 e 4h da manhã. Quando acordar à noite, sem aqueles sintomas descritos na hipoglicemia leve, mas com inquietação, insônia, falta de ar ou dor de cabeça, faça o teste de sangue, pois pode ser Hipo. Se os sintomas não se manifestarem repetidamente, tome medidas para evitá-los, diminuindo a insulina noturna ou aumentando o lanche antes de dormir, ou mesmo transferindo o horário dos exercícios físicos da tarde ou da noite para o turno da manhã.

Importante
A hipoglicemia ocorre devido a várias manifestações, principalmente quando há atraso nas refeições ou o diabético não ingere quantidade suficiente de alimentos prescritos na sua dieta,faz exercícios em excesso ou incomuns sem compensação alimentar por meio de um lanche extra, usa insulina ou medicamentos hipoglicemiante oral ou em excesso, usa mais de uma ou 2 doses de bebidas alcoólicas, tem gastroparesia (esvaziamento do estômago causado por um tipo de neuropatia diabética), usa insulina de ação rápida (Regular, R ou Humalog) antes das refeições ou perde alimentos, seja por vômitos ou diarréia.

Sintomas
Fique atento para os sinais e sintomas da hipoglicemia:
  • Suores, tonturas, palpitações, tremores e palidezâ.
  • Formigamento ao redor da boca e da língua, perda de consciência
  • Sensação de fraqueza ou de fome
  • Dificuldade em se concentrar, sonolência ou desorientação
  • Pele fria, pálida e úmida
  • Dor de cabeça, instabilidade ou depressão
  • Visão turva, dupla ou com manchas brancas
  • Mudança de conduta, parecendo estar alcoolizado

Fonte: Farma Mellitus

Nenhum comentário:

Postar um comentário