quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Distúrbios do sono Narcolepsia



A narcolepsia é uma desordem que ocasiona dificuldade para a pessoa manter-se acordada e pode fazer com que ela subitamente caia no sono durante o dia. Esses "ataques de sono" geralmente ocorrem depois de não ter dormido suficientemente à noite. O padrão incomum de pessoas com narcolepsia podem afetar seu trabalho, estudo e vida social.

 Os dois tipos principais de sono são de rápido movimento dos olhos (REM) e não-rápido movimento dos olhos (NREM). Durante o sono REM, os olhos movem-se rapidamente apesar das pálpebras estarem fechadas. O sonho ocorre principalmente durante o sono REM, no qual a pessoa é incapaz de mover os músculos. Essa incapacidade temporária de mover previne as pessoas de reagirem fisicamente aos sonhos que estão tendo.


Geralmente quando as pessoas dormem elas têm primeiro o sono NREM e então vão para um período de sono REM. Pessoas com narcolepsia têm padrão de sono diferente. Elas geralmente têm primeiro o sono REM. Em pessoas com narcolepsia a linha que divide estar dormindo e acordado pode ficar turva. Em muitas pessoas com narcolepsia certos aspectos do sono REM ocorrem quando estão acordadas, o que pode causar:

* Súbita perda da força e controle muscular (cataplexia).
* Não ser capaz de mover ou falar enquanto cai no sono ou acordar (paralisia do sono).
* Ter sono vívidos enquanto cai no sono ou acorda (alucinações)


 Causas da narcolepsia

Pesquisas sugerem que a causa da narcolepsia é a falta de um químico do cérebro chamado hipocretina, o qual estimula as células cerebrais e ajuda a promover o estado de vigília. Não se sabe porque há falta de hipocretina em pessoas com narcolepsia. Alguns fatores que podem agir em conjunto para a falta de hipocretina incluem:
* Infecção.
* Perda de certas células cerebrais devido a lesão, toxinas e/ou reação auto-imune.
* Alterações hormonais.
* Estresse

Em cada dez pessoas com narcolepsia e cataplexia, uma tem parente próximo com os mesmos sintomas. Isso sugere que algumas pessoas podem herdar a tendência a desenvolver narcolepsia.


Sinais e sintomas da narcolepsia

O principal sintoma da narcolepsia é a sonolência durante o dia com ataques de sono. Pessoas com narcolepsia também podem ter um ou mais desses sintomas:
* Perda súbita da controle e força muscular enquanto acordado (cataplexia).
* Incapacidade se mover ou falar ao cair no sono ou acordar (paralisia do sono).
* Sonhos vívido ao dormir ou acordar (alucinações).


Efeitos da narcolepsia

Pessoas com narcolepsia geralmente caem no sono sem aviso em horários inapropriados. Os ataques de sono podem acontecer enquanto dirige, come ou em outras atividades, e podem causar:
* Acidentes e lesões.
* Problemas no trabalho e estudo.
* Memória, capacidade de raciocínio e concentrações prejudicados.
* Problemas sociais.
* Depressão.

Tratamento da narcolepsia

Não há cura para a narcolepsia. Essa condição é para a vida toda e pode ser incapacitante se não houver tratamento. O tratamento da narcolepsia inclui remédios e mudanças no estilo de vida que podem melhorar os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário