quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Transtorno do sono pode causar doenças neurodegenerativas


As pessoas com um tipo de transtorno do sono que faz com que fiquem bastante agitadas ou gritem quando estão dormindo "podem ter maior risco" de desenvolver doenças como Alzheimer e demência com corpos de Lewy (DCL) ou Parkinson.

A afirmação consta de um estudo publicado nesta quarta-feira (24) na versão digital da revista "Neurology". As pessoas com o distúrbio não experimentam a falta de tônus muscular que normalmente ocorre durante a fase REM, conhecida como o momento no qual se sonha e quando o sonho é mais profundo.

Pelo contrário, têm uma atividade muscular excessiva que se traduz em gestos como dar socos, chutes e gritos, com os quais essencialmente representam seus sonhos.

O estudo foi feito com 93 pessoas que sofrem de transtorno do sono na fase REM e que não apresentavam sinais de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e DCL ou Parkinson, os quais foram acompanhados durante uma média de cinco anos.

Nesse período, 26 pessoas desenvolveram uma doença neurodegenerativa: 14 sofreram de Parkinson; 11 de demência - Alzheimer ou DCL - ; enquanto uma sofreu síndrome de Shy-Drager, um raro transtorno que afeta o movimento, a pressão sanguínea e outras atividades corporais.
Todos os participantes da experiência sofriam com problemas de transtorno do sono de origem desconhecida durante a fase REM, pois o distúrbio pode ter outras causas, como a narcolepsia.

Os resultados do estudo, segundo o autor Ronald Postuma, da Universidade McGill de Montreal, podem ajudar a "entender melhor como se desenvolvem essas doenças neurodegenerativas".

Além disso, sugerem que pode existir uma oportunidade para se proteger frente à progressão da doença. Inclusive preveni-la antes dos sintomas aparecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário