terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quais os tratamentos para Apneia do Sono



Existem diversos tratamentos e terapias para lidar com a apneia do sono, dentre os tratamentos estão incluídas cirurgias e até a adoção do uso de aparelhos, com o intuito de melhorar a respiração, o fluxo de oxigênio e a qualidade do sono, elevando assim a qualidade de vida do paciente que sofre deste problema.


A apneia do sono é uma doença do foro respiratório que reduz a vitalidade, concentração e criatividade do doente, gerando uma contínua sensação de cansaço e sono, que não é possível ser reestabelecido com o descanso noturno,pois este nunca alcança níveis ideais de repouso cerebral devido às constantes interrupções da oferta e irrigação de oxigênio.


O tratamento mais simples, barato e eficaz que reduz os episódios de apneia do sono é a perda de peso, e existem evidências que apontam para uma redução de apenas 4,5Kg como sendo suficiente para melhorar o quadro.

Outro dos métodos bem documentados e muito utilizado é a máscara nasal (CPAP), que apresenta uma taxa de sucesso de 90-95% de sucesso. Trata-se de um dispositivo semelhante a uma máscara de oxigênio que exerce uma pressão contínua nas vias aéreas, empurrando o ar através dos tecidos inchados da garganta permitindo uma respiração mais fluída. A grande desvatagem é a dificuldade de adaptação.


No âmbito cirurgico pode-se atualmente recorrer a remossão do tecído obstrutor das vias respiratórias superiores ou o método da cirurgia bariátrica, ambos com taxas de sucesso de 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário