segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Síndrome das Pernas Inquietas



A síndrome das pernas inquietas (SPI) causa sensações desagradáveis e angustiantes nas pernas, sobretudo na região da panturrilha (batata da perna), pode ser descrita como formigamento, câimbra, “choquinho”, dor, desconforto, queimação. Pioram com o repouso, no final do dia e melhora com atividade física, como andar, subir escada ou estica-las.


 Muitos indivíduos acometidos por esta síndrome apresentam dificuldade de iniciar o sono, devido ao desconforto dos membros o que os impulsionam a mexer, se esticar ou mesmo ter que sair da cama para andar, somente assim obtendo o alivio. Dez por cento (10%) da população apresenta estes sintomas.

É muito comum a associação desta síndrome com os movimentos periódicos dos membros (inferiores ou mesmo superiores), donde observa-se movimentos rítmicos dos membros durante o sono, levando a fragmentação d o sono e como conseqüência sonolência diurna excessiva. Oitenta por cento (80%), dos indivíduos que apresentam sindrome das pernas inquietas apresentam a síndrome dos movimentos periódicos dos membros durante o sono.
Estudos recentes demonstram a associação entre a síndrome dos movimentos periódicos dos membros inferiores (ou superiores) com a hipertensão arterial sistêmicas, fazendo crer que o movimento periódico dos membros é uma deflagradora de aumento pressão arterial sitemica em indivíduos susceptíveis.


Entre as principais causas deste distúrbio estão à deficiência de ferro, cálcio e magnésio, alterações na neurotransmissão dopaminérgica, doenças renais, gravidez e fatores genéticos.


A síndrome também pode provocar angustia, insônia, sonolência excessiva durante o dia, cansaço e irritabilidade, além de déficit de concentração e memorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário